Flimzinha recebe contação de histórias com acessibilidade
O quarto dia da 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) começou na manhã desta segunda-feira (04/11), com contação de histórias com acessibilidade do projeto Estações Literárias, realizada na Flimzinha. A atividade contou com a presença de 50 alunos de 5 a 8 anos da rede municipal de ensino.
O projeto tem como missão enriquecer a vida das crianças por meio da leitura, através do comprometimento, acessibilidade e diversidade como pilares fundamentais. Além disso, o projeto visa inspirar os pequenos leitores a descobrir o mundo da leitura de maneira cativante e enriquecedora, promovendo o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma lúdica.
Bruna Bonfeld, do projeto Estações Literárias, conta sobre o orgulho de trabalhar esta dinâmica com as crianças, que também participaram da contação.
“Estamos muito felizes de estar aqui na Flim 2024. Eventos como esse são super importantes para que a gente continue divulgando o amor pela leitura e, no nosso caso, também a acessibilidade. Muitas vezes esse afastamento da leitura é por falta de oportunidade do contato com eventos desse tipo, que sejam culturais e ajudem as crianças no desenvolvimento do hábito da leitura diariamente”, completou Bruna.
Paola Marins, agente de apoio do Jardim Infância Municipal (JIM) Trenzinho da Esperança, destaca que a iniciativa auxilia o aprendizado dos alunos. “Gosto bastante dessas atividades, porque dá oportunidade às crianças de conhecerem o mundo da literatura, dando apoio ao trabalho feito nas escolas, além de ensinar a inclusão social para eles”, disse.
A Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) acontece na orla do Parque Nanci e vai até o dia 10 de novembro.